Pesquisar este blog

sábado, 25 de outubro de 2025

MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR

 

Melhor prevenir do que remediar” é um ditado popular que enfatiza a importância de evitar contrariedades antes que ocorram, em vez de lidar com as más consequências depois. Em outras palavras, é melhor se antecipar e impedir possíveis problemas do que ter de resolvê-los no futuro.
O certo é que teremos problemas a serem enfrentados, pois a própria existência já predispõe a tais incômodos. Daí, o passo a ser tomado é tentar resolvê-los. Todavia, alguns aborrecimentos futuros podem ser frustrados ao tomarmos as medidas cabíveis quando os indícios desfavoráveis forem identificados.
Não temos como premeditar o futuro, pois ele pertence a Deus, mas certas prevenções ou precauções podem ser tomadas. Explico melhor:
  • Uma relação não está te trazendo contentamento, pois você já desvendou algumas contrariedades que, se não forem devidamente solucionadas ou encerradas, podem levar para consequências embaraçosas.
O que fazer?
Afastar-se de uma forma amigável, antes que chegue a um contexto complicado, quando a chateação pode se tornar PIOR e a relação terminar com fortes discórdias.
O sábio é aquele que ouve o que não foi dito! Como assim?
Aquele que age com sabedoria consegue “ler nas entrelinhas* o que está mais escondido, até mesmo numa simples relação.
Entender o que de errado acontece no cotidiano, seja no âmbito profissional ou social, é mais do que uma necessidade. Muitos mascaram comportamentos para iludir os mais ingênuos. Ao detectar algo que não está funcionando dentro dos parâmetros da normalidade que deve nortear qualquer tipo de compromisso, PARE, PENSE e, através da devida REFLEXÃO, MUDE de ambiente ou de companhia, se puder.
A prudência é um dos sinônimos da prevenção. É uma virtude que faz prever e procura EVITAR as inconveniências e os perigos.
Se você já notou que um relacionamento vai desenrolar para algo pior, evite a continuação. É melhor ficar longe de alguém e cumprimentar amistosamente quando encontrar do que ter uma inimizade gratuita por algo que devia ter sido cortado no tempo apropriado.
A prudência é algo que já devemos ter enraizado em nosso coração. Devemos “ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10:16). O que se extrai do presente versículo é o seguinte:

1. PRUDÊNCIA COMO A SERPENTE
Devemos ser inteligentes, astutos e cautelosos como a serpente para nos protegermos das armadilhas existenciais.
 
2. SIMPLICIDADE COMO A POMBA:
Não devemos perder a pureza de comportamento e só agir com sagacidade quando for realmente necessário. 
 
3. EQUILÍBRIO:
A prudência e a simplicidade devem estar em equilíbrio. Precisamos ser cautelosos e astutos, mas não deixar de lado a inocência e a pureza de coração.
 
A melhor maneira de resolver o problema é evitar que ele aconteça, sob pena de ter de corrigir uma situação complicada que poderia ter sido observada anteriormente.
É importante ASSIMILAR que, infelizmente em relação a certos indivíduos, é bem MAIS APROPRIADO apenas cumprimentá-los cordialmente, pois, se os conhecermos melhor, teremos maiores problemas no futuro.
Mas como prever isso?
Observação de comportamento, a devida prevenção e, principalmente pelo DISCERNIMENTO recebido de Deus.
Assim, ao observar alguns “sinais negativos” em certos contextos, CORRA, pois é no começo que escaparemos dos maiores problemas.
 

_______________

*É a habilidade de captar o subentendido, o que não é dito abertamente, mas que é possível inferir através do contexto e da linguagem utilizada.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

O PODER QUE A PALAVRA POSSUI!

A “palavra” pronunciada tem poder, e se alguém não concordar com esta afirmativa, observe o que está exposto em Gênesis 1.1-34. Em nove desses versículos bíblicos, relata-se que o Criador se expressou através de uma citação específica: “Deus disse”. Essa frase inicia cada ato de criação e é encontrada nos versículos 3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26 e 29. Deus, desde o princípio, demonstra o poder de sua palavra, e tudo o que Ele disse se fez. O Altíssimo poderia ter criado tudo sem proferir um único termo, mas Ele não procedeu desta forma, demonstrando, assim, o poder da palavra falada.
É evidente que não temos a mesma autoridade de Deus ao proferir: "Faça isso acontecer!" Mas, de forma alguma, devemos reduzir o poder que a palavra possui, já que o contexto bíblico evidenciado indica um aspecto pedagógico indiscutível, tendo uma grande capacidade de influenciar a existência.
Palavras são mais do que meros sons ou letras em uma página; elas têm o poder de curar ou ferir, de construir ou destruir. Cada frase que pronunciamos carrega um peso, moldando não apenas a realidade ao nosso redor, mas também a maneira como pensamos e sentimos. 
PELA PALAVRA FALADA:
  • Podemos colocar alguém para baixo ou influenciá-lo positivamente.
  • Daremos bons conselhos, mostrando o que é bom ou ruim.
  • Apontaremos sinceridades que não prejudiquem a ninguém, mas que indiquem um caráter perfeitamente atrelado ao que é certo.
  • Consolaremos, recomendando uma solução para aquele que pensa em desistir.
  • Demonstraremos o quanto Deus nos livra cotidianamente dos ataques do mal.
  • Mostraremos o que está em nosso interior, pois a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34).
Já identifiquei indivíduos passarem por momentos aflitivos ao declararem frequentemente que eram infelizes e que suas vidas eram terríveis. Trouxeram negatividade para seu caminho por só falarem palavras pessimistas. Eu conheci, na intimidade, alguém assim e, ao conviver com essa pessoa com mais regularidade, resolvi me afastar, pois ela só falava palavras negativas.
Sei de um caso em que uma palavra mal pronunciada acabou com um relacionamento. Isso feriu profundamente um dos parceiros, que não lidou bem com a situação, talvez por não possuir uma “força interior” adequada. Ele se deixou atingir por uma expressão infeliz, não exercendo o ato do perdão, e acabou se separando.
Aquele que não leva a sério o poder da palavra, daqui em diante, pare de proferir palavras negativas sobre sua vida ou de maldição para alguém. 
Quanto aos teus empreendimentos, sempre profetize o BEM, e Deus, que garante o SUCESSO na Sua “SANTA E PERFEITA" vontade, arrematará com: ASSIM SEJA!

sábado, 11 de outubro de 2025

PASSADO, PRESENTE e FUTURO

Passado, presente e futuro têm causado preocupações para muitos, por não saberem como conduzir-se adequadamente em relação a tais épocas da existência humana. 

Três períodos de tempo importantes que devem ser abordados de uma forma serena e razoável.
Sendo assim, trataremos dos três separadamente:
 
PASSADO:
O passado é agradável quando recordamos coisas que nos acarretam satisfação ou, ao menos, que nos trouxeram aprendizados. Em outros contextos diferentes destes, não será nada salutar relembrá-lo.
O que ficou para trás passou e não temos como mudar aquilo que de ruim aconteceu ou que por nós foi efetuado incorretamente, pois, como a Bíblia inteligentemente preceitua: “Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim” (Filipenses 3.13).
Ficar preso às circunstâncias do passado torna o indivíduo sombrio, e Deus não quer que nos tornemos tristes em face de algo não resolvido na área emocional.
O passado exerce certo fascínio para muitos, especialmente no que concerne aos acontecimentos bons, aromas marcantes, locais saudosos e, principalmente, lembranças de pessoas que não estão mais conosco. Não discuto que, inevitavelmente, pensaremos em alguns desses contextos; todavia, o grande problema surge quando perdemos o controle, refletindo demasiadamente sobre o passado, o que pode se tornar uma obsessão doentia. Tudo demais é veneno! Pois é, devemos dominar as próprias emoções e não ser dominados por elas.
Podemos até pensar no passado, mas jamais VIVER NELE!

PRESENTE:
O presente é o tempo que realmente temos ao nosso dispor. Como muitas coisas desta vida, é importante reconhecer que não temos como controlar totalmente o presente, uma vez que só Deus tem esse poder. Mas, no que depender de nossas forças, devemos fazer o melhor possível para plantar sementes do bem e aproveitar entusiasticamente o que a vida nos reserva para hoje.
A palavra "presente" vem do latim praesens (praesentis), que significa "o que está diante", "o que está aqui e agora". O mais interessante é que essa etimologia explica os diferentes sentidos desta palavra que, além de denotar estar no momento, estar no lugar, também exprime “uma coisa ofertada como brinde”. Percebemos, ante tais explicações, que a palavra presente induz a que reconheçamos a dádiva de tê-la à nossa disposição, como um agrado, tipo uma prenda que nos deve proporcionar uma grande satisfação.
Viva o presente e não se deixe levar por pensamentos insistentes sobre o passado e preocupações excessivas com o futuro; assim, aproveitarás apropriadamente o dia de HOJE.
 
FUTURO
E quanto ao futuro?
Bem, talvez seja a parte do tempo que mais preocupa e que não devia ser assim, pois o FUTURO A DEUS PERTENCE.*
O que podemos dispor em relação ao futuro é compreender intimamente que em Deus está o controle de tudo, e o amanhã não fica de fora.
Em Salmo 16.5b, o salmista expôs que o SENHOR GARANTIRIA O FUTURO DELE. Que afirmação maravilhosa, da qual devemos nos espelhar e reagir desta forma ante o porvir.
Pensar em demasia no futuro também é prejudicial, pois inibe a realização do presente e, como no passado, que não temos mais o que fazer, certos aspectos do futuro não controlaremos.
O que devemos fazer, então?
No que depender de nós, devemos moldar nossas ações da maneira acertada, ter cuidado nas decisões e fé em Deus. Nesta conjugação vitoriosa: Presente adequado + Proteção divina, teremos um futuro promissor.
Sinteticamente, os três maiores conselhos que podemos mencionar em relação ao futuro são:
  1. Crer em Deus;
  2. Planejar equilibradamente;
  3. Decidir acertadamente.

Reiteramos que a fé em Deus, viver corretamente e escolher certo serão determinantes para os bons resultados nas diferentes áreas da existência, especialmente em relação a um futuro melhor.

Assim: PENSE POUCO NO PASSADO, VIVA O PRESENTE e PROJETE O FUTURO e creia que Deus estará ao seu lado. É isso que nos cabe acreditar e vivenciar.

_______________



* Tiago 4:13-15 (versão NTLH): "Agora, vocês que dizem: 'Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, ficaremos lá um ano, faremos negócios e teremos lucro.' Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã. A vida de vocês é como a fumaça que aparece por um pouco e depois desaparece. Em vez disso, deveriam dizer: 'Se o Senhor quiser, nós viveremos e faremos isto ou aquilo'". 

sábado, 4 de outubro de 2025

A LEI DA ATRAÇÃO!

 

Muitos livros foram escritos e estudos já sobrevieram sobre a “Lei da Atração”, que é a crença de que seus pensamentos e emoções podem atrair para sua vida experiências correspondentes. Desta forma, me aterei aqui a esta norma comportamental no que concerne à forte afinidade que une duas ou mais pessoas.

Entendo que, especialmente para aquele que escreve, deve-se apoiar no que se sente e no que se analisa de uma sociedade tão complexa. Partimos para arquitetar uma situação hipotética, que certamente acontece na realidade com muito mais ênfase do que imaginamos; senão vejamos:
  • Um determinado grupo se reúne constantemente em um ambiente, e um “proeminente* cidadão começa também a frequentar o mesmo espaço. Não que haja uma forte diversidade entre os componentes daquela turma, pois são todos quase da mesma condição social, mas é verificada uma pequena diferença, digamos, pelo menos na “intelectualidade e prestígio” dele em relação ao restante. Todavia, alguém bem observador conversa com o indivíduo privativamente, quando ele expõe alguns pensamentos e opiniões sobre a vida. Daí, a dúvida é desfeita, pois é notório para o pesquisador que o indivíduo em questão pensa igualmente àquela turma.  
Não discuto ou julgo o comportamento de ninguém, mas o que defenderei na composição é a realidade da Lei da Atração, quando a compatibilidade é por demais importante, indicando o que leva alguém a se identificar mais com uma pessoa do que com a outra.
Pode-se imaginar, ao ver uma pessoa de “grande importância ou notoriedade” conversando cotidianamente com parceiros de menos destaque, que ela seja bem diferente daqueles no modo de contemplar a vida. Mero engano, pois somos atraídos por aqueles com quem nos equiparamos, pelo menos, no rumo da conversa ou nas preferências. Os opostos podem se atrair na Lei da Física,** já que, na regra do relacionamento, o que gera entusiasmo e correspondência é justamente a conexão.
O certo é que temos mais fascínio e reciprocidade por aquele que comunga do mesmo pensamento e em quem percebemos algo em comum. Mesmo que possas estranhar dois ou mais indivíduos diferentes do “ponto de vista social” e que estão sempre juntos, algo os une. A Bíblia sabiamente indica em Amós 3:3: "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?", demonstrando que é bem difícil duas pessoas caminharem com sintonia se não tiverem propósitos ou visões compatíveis.
Então, não desprezemos a Lei da Atração,*** pois ela pode ser aplicada nas demais áreas da vida, como amizades, relacionamentos, casamentos e parcerias de trabalho, onde o consenso é fundamental para que a harmonia se estabeleça.


_____________

*Elevado em relação ao que está ao redor.

**A afirmação "os opostos se atraem" é uma simplificação que descreve o princípio fundamental da Lei de Coulomb na física: cargas elétricas de sinais opostos (positivo e negativo) se atraem, enquanto cargas de mesmo sinal (positivo e positivo, ou negativo e negativo) se repelem.

***É importante afirmar que a LEI, no contexto do texto, é delineada apenas como uma regra categórica das relações e não, obviamente, algo prescrito por legisladores e já delimitado como norma obrigatória a ser obedecida.