Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2023

QUEM É TEU AMIGO?

Preceitua um versículo bíblico que existe amigo mais chegado do que um irmão (Provérbios 18.24b). Não temos como rechaçar tal constatação. Evidente que reconhecemos no contexto familiar, social e emocional o IRMÃO com um valor maior que qualquer amigo. Todavia, também não discordamos que existe amigo que é quase um irmão, pois ele age como um companheiro leal, nos ajudando, aconselhando e trazendo luz em momentos de escuridão.
Alguns requisitos essenciais indicam os que gostam verdadeiramente de ti, demonstrando quem é o amigo conveniente, sendo aquele:
  • Que te ajuda em situações complicadas, mas que com maior força comemora tuas maiores conquistas. Sim, porque o amigo que festeja firmemente a vitória do outro é peça importante em qualquer caminhada existencial;
  • Que te oferece bons conselhos, especialmente naquelas circunstâncias de difíceis decisões, quando um passo errado trará graves consequências. Amigos leais impedem deliberações equivocadas do companheiro;
  • Que te conduza a um relacionamento íntimo com Deus, te mostrando a espiritualidade correta que está em Cristo Jesus, recomendando a seguir os preceitos maravilhosos contidos na Bíblia, quando se terá os maiores triunfos;
  • Que identifique quando estamos iludidos, apontando vícios ou maus costumes, e tudo aquilo que possa atrapalhar;
  • Que não se afaste do nosso convívio de forma repentina, sem nenhuma explicação convincente. Quem se diz amigo e desaparece de tua vida sem algo que justifique, nunca foi teu aliado;
  • Que fala a verdade mesmo que machuque, identificando que algo não está certo. Sinceridade é importante, principalmente na amizade autêntica.
Além das condições acima especificadas como suporte de uma amizade salutar, é importante não esquecer o RESPEITO como fonte importante e basilar em qualquer relação. Quem respeita não faz chacotas com outro em público, afirmando que foi só uma brincadeira. Fuja deste tipo de amizade. Aquele que estima e respeita, normalmente respeitará o semelhante publicamente, mas muito mais enobrecerá o outro quando não estiver presente.
Amizade baseada nas premissas aqui elencadas tenderá a prosperar, não esquecendo que o futuro também dependerá da qualidade de nossas parcerias.
Para concluir, descrevo uma fábula divertida e interessante, e que acima de tudo diferencia a amizade verdadeira da falsa:
"Certo dia, dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro não conseguiu subir, se jogando no chão e fingindo-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar a sua orelha, e convencido de que estava morto, foi embora. 
O Amigo desceu da árvore e perguntou:
- O que urso estava cochichando no teu ouvido?
- Respondeu-lhe o amigo: Ele me aconselhou que nunca viajasse com alguém que me abandonasse perante o perigo."
Moral da História: Conhecemos os amigos nos momentos difíceis.👇
 
______________
 

👉  Fábulas de Esopo: Os viajantes e o urso.    

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

O MISTÉRIO É BOM?

Um gênero amplamente explorado em obras literárias, cinematográficas ou em demais composições artísticas é o MISTÉRIO. Este gênero criativo atrai muita atenção daqueles que gostam do estilo SUSPENSE. Histórias misteriosas sempre estiveram presentes no cinema, com enigmas a serem solucionados no último momento. O britânico Alfred Hitchcock, um conceituado diretor de cinema, trabalhou muito bem com o mistério em seus filmes, quando deixava o criminoso oculto até o ato final da película.

Podemos definir o mistério como algo que é incompreensível, que não se consegue explicar ou desvendar. Compreendo que o mistério pode atrair na ficção, mas creio que, na vida real, prejudica muito, podendo até trazer embaraços. Ao conviver com algo muito misterioso, tenho a tendência de desconfiar da verdadeira intenção que pode estar por detrás de uma conjuntura escondida e falsificada.
Uma boa influência ou um conceito razoável de tranquilidade não advirá do mistério, e sim da transparência de atitudes, que tornará tudo compreensível. Para tornar o leitor ainda mais parceiro da ideia aqui concebida, vamos exemplificar duas situações hipotéticas e reveladoras:
  • Alguém, ao se candidatar a um emprego, entrega o currículo ao órgão recrutador de uma empresa, passando por uma entrevista. Contudo, não lhe é revelada com clareza a verdadeira atividade explorada pela firma. Que situação estranha! É normal? Por que tanto mistério? Algo não está certo. 
  • Você conhece uma pessoa, seja para um relacionamento social ou até mesmo amoroso, e tal criatura mostra-se altamente misteriosa e desconfiada, escondendo onde mora, com desculpas constantes. Não é difícil conjecturar que o engano pode estar bem próximo. 
A existência torna-se agradável quando não temos encrencas ou enigmas frequentes. Assim, devemos rejeitar o mistério exagerado, já que: "Aquele que deseja manter em ordem o seu jardim não prepara um canteiro para as ervas daninhas" (Dag Hammarskjold).
Fujo do mistério porque gosto da naturalidade dos contatos e do equilíbrio das relações. Que sejam livres de quaisquer amarras misteriosas ou emocionais. Se alguém gosta desse tipo de contexto, procuro evitar tal companhia, pois certamente não me trará bons dividendos. 
Ao levarmos o mistério excessivo para o lado espiritual, é aí que a situação tende a se complicar. Deus é enigmático no que tange ao seu caráter divino, porquanto, se Ele fosse totalmente compreensível, alguns poderiam até querer ser como o SENHOR. O Eterno Deus é Todo Poderoso, porque só Ele possui a verdadeira e única divindade. Todavia, no que concerne ao relacionamento de Deus com o homem, Ele é acessível e claro, especialmente quando indica a real conexão entre o homem e Deus: JESUS CRISTO; não escondendo nada que possa atrapalhar este relacionamento tão edificante, salvador e gracioso. Deste modo, o mistério não é defendido no Cristianismo. 
Muitos trazem ensinamentos indefinidos, complexos e secretos que atrapalham uma espiritualidade sadia. Além disso, alguns adentram no mistério até mesmo sobrenatural, o qual pode prender as pessoas em cadeias espirituais perigosas, tornando-se difícil de romper.
O que é claro não se encobre. As boas coisas da vida não estão escondidas misteriosamente. Viver já é tão difícil; logo, temos que descomplicar a jornada. Na simplicidade de atitudes está o segredo do sucesso. Quando observares um ENIGMA acentuado próximo a ti, abra os olhos, pois algo não está transcorrendo adequadamente. 
Assim, reconheçamos de uma vez por todas: O MISTÉRIO ACENTUADO NÃO É BOM!