Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2026

PODERIA TER SIDO DIFERENTE

Relutei muito em compor este texto, mas, como senti uma forte inclinação no coração para redigi-lo, não me furtei a uma ordem interior recebida. Ocorre que os ensinamentos experimentados são para ser divididos com aqueles que estão vivos e para as futuras gerações. Ao nominar a composição com o título "PODERIA TER SIDO DIFERENTE", pode até parecer algo melancólico ou sem jeito. Mas não é a minha intenção, já que as lições recebidas devemos passar para frente, na intenção de que alguém possa mudar o que não está apropriado.

Vou exemplificar uma situação que evidencia o que aqui vou expor e defender. Senão vejamos:
  • Uma determinada pessoa possuiu um extraordinário talento em sua área de atuação. Todavia, por decisões equivocadas e um comportamento complicado, não traduziu em vida o sucesso que poderia ter alcançado. Era um expert no seu ofício; entretanto, não teve a sabedoria necessária e o controle suficiente para ter exercido com excelência o seu mister. Enfim, poderia ter sido bem melhor, mas lamentavelmente não foi.
Tal constatação também serve-nos como um SINAL para fazermos diferente, no sentido de efetuar o melhor naquilo que estamos talhados* a proceder. Não argumento aqui o lado financeiro do contexto, até porque isso será uma consequência do que você estiver fazendo com qualidade. Todavia, defendo intransigentemente que se faça algo com distinção e da maneira certa, sábia, equilibrada, talentosa e, acima de tudo, com controle emocional e com uma espiritualidade equilibrada. Deus te dotou com um dom especial para algo, e, desta forma, procure se desenvolver. Se for cozinhar, procure fazer com excelência. Se é para pintar, esmere-se em fazer o seu melhor. Se é para trabalhar em uma oficina de carros, esforce-se para ser um bom mecânico. E por aí vai! A perspectiva de vida deve ser coerente e, com a força interior recebida do SENHOR, teremos vitórias.
De igual forma, podemos aduzir as demais atitudes que influenciam negativamente o destino de alguém. Indivíduos que teriam futuros reluzentes, e por uma série de opções equivocadas, tiveram jornadas infelizes, quando poderia ter sido diferente. Entendam que aqui não estou justificando uma perfeição. Longe disso, pois estamos bem longe disso. O que demonstro aqui é que muitos poderiam ter se comportado de maneira diversa, ou seja, mais adequadamente.
Alguém pode até questionar: será que só poderemos chegar até certo ponto na existência?
Respondo com suporte na Bíblia em Jeremias 29:11: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Muitas vezes, quem mais sofre com certas existências são os familiares, amigos e aqueles que conheceram pessoas que não se portaram devidamente, ao lamentarem: “Este cidadão poderia ter sido muito mais do que foi!”
Para aqueles que ainda procedem em desacordo com o capricho existencial e, principalmente, contra a lógica divina, façam melhor e ACEITEM este simples, mas correto conselho: A VIDA NÃO É O QUE PODERIA TER SIDO, MAS SIM O QUE VOCÊ VAI FAZER DAQUI PARA FRENTE.

_______________

*Adaptados, moldados, ajustados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário