Relutei muito em compor este texto, mas, como senti uma forte inclinação no coração para redigi-lo, não me furtei a uma ordem interior recebida. Ocorre que os ensinamentos experimentados são para ser divididos com aqueles que estão vivos e para as futuras gerações. Ao nominar a composição com o título "PODERIA TER SIDO DIFERENTE", pode até parecer algo melancólico ou sem jeito. Mas não é a minha intenção, já que as lições recebidas devemos passar para frente, na intenção de que alguém possa mudar o que não está apropriado.
Vou exemplificar uma situação que
evidencia o que aqui vou expor e defender. Senão vejamos:
- Uma determinada pessoa possuiu um extraordinário talento em sua área de atuação. Todavia, por decisões equivocadas e um comportamento complicado, não traduziu em vida o sucesso que poderia ter alcançado. Era um expert no seu ofício; entretanto, não teve a sabedoria necessária e o controle suficiente para ter exercido com excelência o seu mister. Enfim, poderia ter sido bem melhor, mas lamentavelmente não foi.
Tal constatação também serve-nos como um
SINAL para fazermos diferente, no sentido de efetuar o melhor naquilo que
estamos talhados*
a proceder. Não argumento aqui o lado financeiro do contexto, até porque isso
será uma consequência do que você estiver fazendo com qualidade. Todavia,
defendo intransigentemente que se faça algo com distinção e da maneira certa,
sábia, equilibrada, talentosa e, acima de tudo, com controle emocional e com
uma espiritualidade equilibrada. Deus te dotou com um dom especial
para algo, e, desta forma, procure se desenvolver. Se for cozinhar, procure
fazer com excelência. Se é para pintar, esmere-se em fazer o seu melhor. Se é
para trabalhar em uma oficina de carros, esforce-se para ser um bom mecânico. E
por aí vai! A perspectiva de vida deve ser coerente
e, com a força interior recebida do SENHOR, teremos vitórias.
De igual forma, podemos aduzir as
demais atitudes que influenciam negativamente o destino de alguém. Indivíduos
que teriam futuros reluzentes, e por uma série de opções equivocadas, tiveram
jornadas infelizes, quando poderia ter sido diferente. Entendam que aqui
não estou justificando uma perfeição. Longe disso, pois estamos bem longe
disso. O que demonstro aqui é que muitos poderiam ter se comportado de maneira
diversa, ou seja, mais adequadamente.
Alguém pode até questionar: será
que só poderemos chegar até certo ponto na existência?
Respondo
com suporte na Bíblia em Jeremias 29:11: “Porque
sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, de fazê-los
prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Muitas
vezes, quem mais sofre com certas existências são os familiares, amigos e
aqueles que conheceram pessoas que não se portaram devidamente, ao lamentarem: “Este cidadão poderia ter sido muito mais do
que foi!”
Para aqueles que ainda procedem em desacordo com o capricho existencial e, principalmente, contra a
lógica divina, façam melhor e ACEITEM este simples, mas correto conselho: A
VIDA NÃO É O QUE PODERIA TER SIDO, MAS SIM O QUE VOCÊ VAI FAZER DAQUI PARA
FRENTE.
_______________
*Adaptados, moldados, ajustados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário