Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

OUÇA O PRÓXIMO E VOCÊ O AJUDARÁ!

"Não há como superestimar a necessidade humana de ser ouvido." (Médico Paul Tournier)

Ao ouvirmos um semelhante que passa por sérias dificuldades, temos como ajudá-lo?

É evidente que sim! Quando escutamos o próximo, oferecemos uma oportunidade importante para um desabafo, que pode aliviar a alma mais transtornada.
O escritor bíblico Tiago, ao se expressar sobre o tema, asseverou: "Todo o homem seja pronto para ouvir e tardio para falar" (Tiago 1.19). Tiago compreendeu, através de inspiração divina, que precisamos ouvir mais do que falar. O psicólogo utiliza essa prática de forma inteligente e com competência, pois, ao escutar serenamente o paciente, fará com que este possa facilitar o caminho de sua cura. Não fomos criados só para falar. Devemos ouvir, e, se possível, muito. Quando ouvimos uma pessoa necessitada de atenção, sem interrompê-la, algo de grande importância poderá ser dito. Assim, com rara intuição, teremos a oportunidade única de ajudar através de um abençoado conselho.
Escute o semelhante e, quando precisar desabafar, escolha adequadamente um amigo, sem esquecer que existe um Deus bem presente que também te ouvirá, bem como sempre te socorrerá nos momentos aflitivos.

domingo, 19 de janeiro de 2020

SALMO 15 (VIVENDO COM INTEGRIDADE)


O SALMO 15, na sua essência principal, deixa bem subentendido que o desejo do salmista era permanecer na Casa do Senhor* e, como consequência maior, garantir a moradia eterna ao lado de Deus. Desta forma, ele elencou algumas condições básicas para a concretização do tão almejado anseio.

Os rabinos (mestres da Bíblia judaica) ensinavam que os judeus tinham 613 mandamentos para obedecer, se quisessem ser conservados justos, mas o Salmo 15 reduziu esse número para 11.**
Assim, indicaremos, devidamente especificados neste salmo, onze requisitos essenciais para habitar no santuário do Senhor e, automaticamente, desfrutar de uma íntima comunhão com Deus, que são: 

1. AQUELE QUE ANDA EM SINCERIDADE (Salmo 15.2a – Versão NVI):

A mentira nada tem a ver com o caráter santificado de Deus, pois o ato pecaminoso do engano é uma criação maligna.*** Então, deve esquecer de morar nos átrios do Senhor aquele que não é sincero de coração. É necessário andar com integridade e, em especial, aborrecer-se do pecado. 

2. AQUELE QUE PRATICA A JUSTIÇA (Salmo 15.2b – Versão NVI):

Deus só acolhe em sua moradia aquele que pratica a justiça, tendo um coração contrito e imparcial. Fazer o que é correto deve ser um lema importante para qualquer indivíduo. Uma pessoa injusta afasta os semelhantes e, principalmente, o Criador de todas as coisas. 

3. AQUELE QUE É VERDADEIRO (Salmo 15.2c – Versão NVI):

Ao agirmos com correção, consequentemente, vincularemos a verdade à alma e, desta forma, também viveremos em paz, sem culpa na consciência. Proceder sempre com honestidade, seja em um pagamento do IMPOSTO FISCAL ou em atos que, à primeira vista, parecem desimportantes.

4. AQUELE QUE NÃO USA A LÍNGUA PARA DIFAMAR (Salmo 15.3a – Versão NVI):

Difamação é quando alguém cria uma má fama para outrem, prejudicando assim a sua reputação. O difamador faz uso da língua para fins ofensivos, desagradando a Deus. Um servo fiel do Senhor foge desta situação. Desta forma, não devemos fofocar ou difamar.     

5. AQUELE QUE NÃO PREJUDICA O PRÓXIMO (Salmo 15.3b – Versão NVI):

Prejudica o próximo quem o maltrata ou o constrange. O correto é que um devoto do Altíssimo não tome tal atitude. A bondade deve estar atrelada ao comportamento diário do cristão. Uma importante pergunta deve ter uma resposta adequada: O semelhante atesta a benignidade em nosso viver? 

6. AQUELE QUE NÃO LANÇA CALÚNIA CONTRA O SEMELHANTE (Salmo 15.3c – Versão NVI):

A calúnia é uma mentira contada sobre alguém, agindo de má-fé. Em termos jurídicos, na legislação penal brasileira, caluniar é acusar alguém publicamente de um crime. O ato de caluniar afasta o praticante da presença divina. O servo de Deus não desonra ou afronta injustamente outra pessoa. 

7. AQUELE QUE DESAPROVA O PERVERSO (Salmo 15.4a – Versão NVI):

O reprovado em suas atitudes não merece aplausos e, desta maneira, o íntegro de comportamento rejeitará a companhia do perverso. Não devemos acompanhar aquele que pratica a impiedade, pois, se assim procedermos, estaremos concordando com o que ele faz. 

8. AQUELE QUE HONRA OS TEMENTES AO SENHOR (Salmo 15.4b – Versão NVI):

O servo de Deus honra aqueles que praticam a mesma fé, pois reconhece que o Senhor aprova tal comportamento. Devemos ter aproximação e estima pelo homem que respeita os mandamentos divinos e os executa.

9. AQUELE QUE CUMPRE SUA PALAVRA, MESMO EM PREJUÍZO PRÓPRIO (Salmo 15.4c – Versão NVI):

Um homem de Deus mantém a palavra e cumpre o prometido. Quando ele afirma que vai fazer algo, realiza, mesmo que possa se prejudicar. Cumprir a promessa, sendo fiel no compromisso, é mais do que requerido. 

10. AQUELE QUE NÃO PRATICA A AGIOTAGEM (Salmo 15.5a – Versão NVI):

Aquele que empresta visando auferir lucros exorbitantes desagrada por demais ao Altíssimo e, infelizmente, não fará parte da Nova Jerusalém,**** perdendo até mesmo a MORADIA ETERNA. Este tipo de pessoa faz uso do patrimônio com usura a juros altíssimos, colocando um peso nas costas daquele que não possui a mínima condição de aguentar a carga. Podemos até emprestar ou ofertar, se possuirmos condições para tal; todavia, não devemos nos aproveitar de alguém que, muitas vezes, está com a "corda no pescoço."***** 

11. AQUELE QUE NÃO ACEITA SUBORNO CONTRA O INOCENTE (Salmo 15.5b – Versão NVI):

Quem recebe favores ou propinas para acusar um inocente desagrada a Deus. Fuja da corrupção; caso contrário, terás muito a perder, especialmente a Santa Presença do SENHOR. 

A pessoa que obedece a tais princípios agirá corretamente e não será abalada, além de ter o Senhor Jesus Cristo costumeiramente ao lado, livrando-a dos maus e das maiores contrariedades existenciais.

______________


* O lugar da habitação de Deus é lugar santo, reservado, purificado, imaculado. Isso vale para o altar da Igreja, o nosso altar que é o coração, e altar maior que é o céu dos céus.

** Bíblia de Estudo Wiersbe (NVI) - Notas do Salmo 15 - Pág. 834 - Geográfica Editora. 

*** João 8.44c: Quando o Diabo profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. 

**** A expressão “Nova Jerusalém” aparece duas vezes na Bíblia. Essa cidade simbólica representa o grupo de seguidores de Jesus que vai reinar com ele no céu no Reino de Deus (Apocalipse 3.12/21.2). Na Bíblia, esse grupo também é chamado de "Noiva de Cristo."  

***** Essa expressão pode ser usada em muitas situações e significa que a pessoa está passando por um mau momento, sofrendo alguma ameaça ou está com problemas difíceis de serem resolvidos. Pode ser usada para explicar que alguém que está em uma situação de muita pressão, com problemas financeiros ou que alguma situação muito ruim está acontecendo. "Estar com a corda no pescoço" em inglês: in dire straits.

domingo, 12 de janeiro de 2020

TENHA EQUILÍBRIO AO DECIDIR E CONFIE EM DEUS!

"O desespero nunca é um bom conselheiro" (Desconhecido). 
 
  
  
A frase "O desespero nunca é um bom conselheiro", cuja autoria é desconhecida demonstra uma verdade, e observamos tal constatação como uma regra importante no contexto existencial. Verificamos, cotidianamente, alguns tomando decisões apressadamente, não levando em conta um maior equilíbrio para deliberar sobre situações que, muitas vezes, mereciam um maior cuidado.
É adequado meditar quando for tomar qualquer resolução, pois uma deliberação inadequada poderá não ter mais conserto. Obviamente, na ansiedade e no desequilíbrio de ideias, o senso de raciocínio ficará distante. Se já é difícil decidir com todas as informações em mãos, avalie como é decidir quando não se possui a mínima condição para tal. E certamente, o desespero, a ansiedade, a incerteza e somente a vontade própria não serão um bom amparo para uma escolha acertada. Reflita, pondere e observe todos os lados da situação e, assim, começarás a ter o rumo conveniente para uma definição sobre qualquer assunto mais complicado. Tudo o que é maturado, estudado e bem pensado possuirá maior condição de acerto.
Além do aspecto psicológico da circunstância, bem como da inteligência própria no intuito de objetivar a vontade para decidir, é imperativo não esquecer a vontade de Deus. É necessário buscarmos o "querer" divino para a nossa vida. Isto dar-se-á por consultas diárias, através de oração e leitura da Bíblia. Deus conhece cada esquina que precederá qualquer caminhada pessoal. Lógico que não conhecemos tudo e, devido à nossa limitação humana, devemos recorrer ao "Pai Maior", o qual possui o controle de tudo em suas mãos.
O Senhor conduz a existência do servo fiel, indicando a trajetória correta, conforme está delineado no Livro Bíblico de Isaías 30:21: "Quer você se volte para a direita ou para a esquerda, uma voz nas suas costas dirá a você: 'Este é o caminho; siga-o.'" Desta forma, ainda que tenhas todos os elementos necessários para decidir acertadamente, resolva no coração deixar o desígnio final no centro da vontade de Deus, pois SOMENTE ELE CONHECE O MELHOR PARA A TUA VIDA!

domingo, 5 de janeiro de 2020

SINCERIDADE!

"Nota o homem sincero, e considera o que é reto, porque o futuro desse homem será de paz." (Salmo 37.37)

A palavra "sincera" foi primeiramente evidenciada pelos romanos. Eles fabricavam certos vasos com uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos ficavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado - que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso: - Como é lindo! Parece até que não tem cera. "SINE CERA" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana.*

Com o passar do tempo, este termo passou a ter um significado muito mais elevado. Sincero é aquele que age com franqueza, lealdade e verdade, não usando disfarces, malícias ou dissimulações.  A sinceridade é algo tão benéfico que, até aquele que não se beneficiará da atitude, não ficará de todo chateado. Um "NÃO", quando dito de forma verdadeira, enfática e com um bom propósito, pode até chatear quem não foi favorecido pela negativa, mas, pelo menos, será exposta uma franqueza precisa. 
A sinceridade na convivência social é necessária, especialmente no que tange ao convívio familiar e com os amigos. Nada atrapalha mais uma relação do que a falsidade de atitudes. É indispensável mover-se com a verdade, mesmo que isso possa nos trazer dissabores, pois agrada muito a Deus a transparência de propósitos. 
Ao opinarmos sobre um determinado fato, devemos fazê-lo francamente e de maneira verídica. Sinceridade sempre em todos os procedimentos! A franqueza só se torna desagradável quando consubstanciada com falta de educação e brutalidade. Como tudo nesta vida, a sinceridade deve acontecer de forma equilibrada e sem exageros, pois ela só será adequada quando for destituída de grosseria.
O fingimento de personalidade não é apropriado, pois: "O que você é quando está sozinho determinará o que você será publicamente"; porquanto o caráter precede o desempenho externo. Assim, no cotidiano, aja sempre com sinceridade, pois, como bem disse Cervantes: "Prega bem quem vive bem."

_____________

* Fonte: CIBER DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

BENEFÍCIOS PARA AQUELES QUE CREEM E OBEDECEM A DEUS!

"E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra." (Deuteronômio 28.1)

          
 
Certa vez, observei um artigo bem interessante em que o autor afirmava que era mais salutar crer na existência de Deus do que descrer Nele. Entre alguns comentários, ele afirmou que, se Deus não existisse e você acreditasse em sua presença, não teria nada a perder, já que os ensinamentos contidos na Bíblia só te levariam a uma vida correta e a um futuro promissor, mesmo que a eternidade fosse irreal. O teólogo também declarou que, se uma pessoa não cresse em Deus e Ele existisse, tal indivíduo teria tudo a perder, inclusive a vida eterna. Essa conclusão é impactante e demonstra a dependência que devemos ter em um Deus concreto, uma vez que a existência humana é fruto de algo bem superior. A Bíblia evidencia, com ênfase, em 1 Crônicas 29:11, uma bela demonstração sobre a grandeza divina, ao preceituar: "Ó SENHOR, tua é a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade, porque tudo quanto há no céu e na terra a ti pertence. Ó SENHOR, o reino é teu, e tu governas soberano sobre tudo e todos!"
Como uma pessoa, na sua imperfeição, pode discutir a existência de Deus? Respondemos imediatamente: PURA INSENSATEZ! A palavra "obedecer" significa "dar ouvidos" ou "ouvir debaixo da autoridade" ou, ainda, "receber a influência de quem fala". Ao obedecermos ao Altíssimo, teremos a garantia de que suas promessas se tornarão reais e suas bênçãos virão, bem como o sucesso será descortinado na área espiritual, emocional, física e material.
A disciplina é, por demais, importante e primordial em qualquer área humana. Imaginemos, então, quando se trata da relação entre homem e Deus, pois Ele garante que os disciplinados na obediência aos seus mandamentos irão desfrutar do melhor desta terra. Deus requer mais a obediência do que o sacrifício pessoal (1 Samuel 15:22). Muitos, neste mundo, sofrem demasiadamente em face de focarem-se em sacrifícios físicos e espirituais desnecessários, em detrimento da obediência aos preceitos divinos. A religiosidade, neste caso, sobrepõe-se à verdadeira espiritualidade.
Deus, quando exige a submissão dos homens, não impõe a restrição da liberdade humana. Longe disso! Ele manda obedecer, pois pensa em nossa alegria e no crescimento espiritual adequado. O Senhor conhece tudo aquilo que nos norteia e todas as consequências dos nossos atos. Para cada ordem dada pelo SENHOR e prontamente obedecida, muitos problemas serão evitados. Se apenas obedecêssemos aos 10 Mandamentos, tudo seria bem diferente, e as consequências existenciais seriam mais positivas.
Muitos zombam desta obediência cega a Deus e, com argumentos eivados de altivez, usam a tática de que devemos pensar e deliberar com vontade própria sobre todos os assuntos da existência. Grande engano. Deus nos observa como crianças que precisam de um pai amoroso e que, através de regras preestabelecidas e devidamente obedecidas, nos proporcionarão tranquilidade e segurança.
Existem princípios e leis no mundo para a nossa segurança. Também não é diferente no que tange ao lado espiritual. Benefícios são prometidos a quem crê e obedece a Deus. Quando não acreditamos no Altíssimo, também estaremos desprezando todos os favores advindos dessa relação. A deliberação de obedecer a Deus deve ser tomada por vontade livre, como fruto de motivação correta e não por mera obrigação. Como consequência dessa crença, deveres existirão; contudo, direitos também nos serão ofertados.  Para tanto, o Livro Bíblico Deuteronômio 28.3-13 indica alguns privilégios que virão como consequência da obediência a Deus; senão vejamos:

1. BENDITO SERÁS TU NA CIDADE E BENDITO SERÁS NO CAMPO (versículo 3):  

Não há restrição de lugar. As bênçãos divinas abrangem qualquer que seja o local em que estivermos, e nada nem ninguém poderá impedir o cuidado do Senhor na existência daquele que o segue com fé. 

2. BENDITO O FRUTO DO TEU VENTRE (versículo 4a):  

Deus promete trazer também bênçãos para os descendentes. Muitos sofrem por atitudes pecaminosas de seus filhos. Quando obedecemos ao Senhor, teremos condições de inverter o processo e mudar a história de nossa geração. 

3. SUCESSO NOS EMPREENDIMENTOS (versículos 4b e 5):  

A Palavra de Deus tem o objetivo de orientar os nossos passos. Os versos 4b e 5 de Deuteronômio, em seu capítulo 28, expõem que os empreendimentos serão bem-sucedidos para aqueles que dependem do Senhor, pois a luz que orienta o obediente fará com que o caminho seja mais límpido. 

4. PROTEGIDO EM TODA A CAMINHADA (versículo 6):  

Serás bendito ao entrares e ao saíres de qualquer local. A orientação divina no teu viver será perceptível.* Nas tuas viagens, o Senhor estará ao teu lado, te protegendo dos perigos visíveis e ocultos. 

5. PROTEÇÃO DIVINA CONTRA OS INIMIGOS (versículo 7):  

Infelizmente, sofreremos oposição na caminhada vivencial, seja de forma gratuita ou não. Entretanto, o mais cativante é que Deus nos garante proteção, sendo demonstrada claramente a derrota daqueles que se levantarem contra os obedientes ao senhorio divino.
 
6. A PROSPERIDADE BÍBLICA OCORRERÁ PARA OS SERVOS FIEIS (versículos 8 a 12):
A verdadeira prosperidade advirá para aquele que possui um coração contrito e obediente a Deus. Não faltará mantimento no celeiro do justo, pois ele terá o necessário para viver, bem como para ajudar os mais necessitados. 

7. SERÁS RECONHECIDO COMO UM VERDADEIRO VENCEDOR (versículo 13):

Tua capacidade será notada e reverenciada por aqueles que te cercam. O Senhor te porá por cabeça e não por cauda, traduzindo a tua existência numa primazia de reconhecimento público. Mesmo que tenhas um trabalho humilde, desde que obedeças aos mandamentos do Altíssimo, serás o mais competente na tua área. É demais isto? Não, é apenas uma oferta divina que será cumprida. 

Todas as promessas bíblicas advirão para aqueles que possuem uma fé verdadeira e desinteressada em Deus. O Senhor exige de seus devotos um amor real e sem máscaras. Assim, ao acreditarmos em Deus e conjugarmos com a obediência aos seus mandamentos, automaticamente nos serão garantidas benesses celestiais. As lutas, obviamente, ocorrerão e não escaparemos delas; todavia, seremos protegidos do pior, já que o cuidado do ETERNO jamais deixará de acontecer. Desta forma, faça do teu viver um exemplo de fé e obediência a Deus.

____________

* Evidente, manifesto, explícito.