Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

SABER DIZER “NÃO”!

Uma pessoa do meu “círculo de amizades”, que por motivos óbvios não revelarei o nome, me confidenciou que estava com um sério problema, já que seu cônjuge “avalizou” para um parente a compra de um veículo a prazo. Para nenhuma surpresa minha, já que isso ocorre frequentemente, o cidadão afiançado começou a atrasar as parcelas relativas ao carro. Adivinhem, então, com quem ficou a dívida e quem está sofrendo com a referida circunstância?

O certo é que muitos não sabem “DIZER NÃO” para certas solicitações e, se ao menos lessem a Bíblia, descobririam advertências claras e diretas sobre o perigo de afiançar (ser fiador, avalista ou assumir a dívida de alguém).
O livro bíblico de Provérbios 22.26-27 (Versão NVT) adverte que: “Não se comprometa a garantir a dívida de outro, nem aceite servir de fiador. Se você não tiver como pagar a dívida, até a cama em que dorme será tomada.” Outra citação bíblica não menos importante está em Provérbios 11.15 (NVT), quando assegura: Quem aceita ser fiador terá problemas; quem evita esse compromisso está seguro.”
Reconheço que dizer “NÃO” é complicado, especialmente para aqueles que acham que só manterão convivências se não desagradar os outros. Todavia, não é assim que a banda toca,* pois quando o “SIM” trouxer transtornos, temos que, para o nosso próprio bem, dizer não, mesmo que o outro não goste.
Como no caso evidenciado na introdução, o não também é necessário nas seguintes situações, ou seja:
 
1. NAQUILO QUE VIOLE OS VALORES ÉTICOS:
Aquele pedido que vai contra os meus princípios morais ou especialmente espirituais, “estou fora” e o NÃO vai ser dito com todas as letras.

2. PARA IMPOR LIMITES:

Em relação às atitudes de outrem ao nosso respeito, geralmente recebemos aquilo que permitimos. Desta forma, o "não" deve ser evidenciado para aquilo que nos ofende. Quando não concordamos com determinados procedimentos e não demonstramos descontentamento, o outro se sentirá à vontade para continuar a invadir nossa área emocional negativamente, uma vez que não impomos limites. Diga "não" àquilo que te chateia.

3. NAQUILO QUE TRAZ DESCONFORTO:

Sou sincero e não deixarei de agir de acordo com o que penso. Sendo assim, se me pedirem para afiançar algo na área financeira, a minha resposta será um não. É necessário assimilar que, até para abonar algo de um valor considerável, temos que ter condição financeira de honrar, se o outro não cumprir. E tal contexto inapropriado não só trará um desconforto pessoal, mas também para a família, pois o prejuízo refletirá em todos.

4. NAQUELES CONVITES ARRISCADOS:

Direi não para quem me chama para certos lugares, principalmente aqueles já reconhecidos por mim como perigosos e traiçoeiros. Só frequento o que conheço e que Deus garante como “sadio”. Então, o convite pode até ser efetuado, mas a resposta será não. E nisso estão incluídos jogatinas, bebedeiras desenfreadas e lugares promíscuos ou inseguros.

5. FAZER O QUE NÃO É CERTO:

A honestidade deve acompanhar aquele que quer proceder acertadamente. Alguém pode até te pedir: "Conta só uma mentirinha para me ajudar." Informo que não existe pequena ou grande mentira. Ambas são nocivas, e o que vai diferenciar serão as consequências dos atos. Diga não ao que é errado.

6. O MEDO DE DESAGRADAR NÃO PODE SUPLANTAR O CORRETO:

Reitero que, para muitos, a necessidade de aprovação impedirá um não. Todavia, aquele que intenta agradar a Deus em primeiro lugar e, depois, a si mesmo não terá esse problema. Se pudermos dar um SIM, devemos fazê-lo com alegria, principalmente naquilo que é adequado. Contudo, não devemos ter temor de desagradar, sobretudo se o objetivo do pedido for errado ou que nos acarrete prejuízos.

Aquilo que traz incômodo ou insegurança não é correto. Desta forma, se o teu pensamento já está consolidado no que é certo, você terá condições de explicar um NÃO dado de uma forma que não fira a sensibilidade alheia. E se alguém não gostar e se afastar de ti por um não recebido, lamento informar, mas essa pessoa não merecia estar no seu círculo social.

Estou aqui expressando sobre aqueles casos em que o não é quase imprescindível, e não naquelas situações em que se deve socorrer a quem está precisando de apoio, pois está passando por sérias dificuldades. Jamais diga não para quem está passando fome, e, se puder, ajude-o com pressa.
Para rematar: NUNCA diga "não" a Deus! Como dar um "não" para aquele que nos criou e a quem devemos TUDO? Aquele que diz "sim" ao MUNDO e "não" ao SENHOR só terá a perder, pois um dia, infelizmente, receberá o "não" de Deus, e este será fatal.

_______________

*A expressão "não é assim que a banda toca" significa que algo não está sendo feito da maneira correta, verdadeira ou esperada. É usada para indicar que as atitudes ou decisões de alguém não correspondem à realidade, às normas estabelecidas ou à forma como um processo funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário