Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de abril de 2025

BAJULAÇÃO. Um mal em via dupla!


Sou receoso para ter qualquer tipo de relacionamento, quando observo os seguintes tipos de comportamentos:
  • O bajulador ou quem gosta de ser bajulado.
  • Qualquer sinal de inveja.
  • Aquele que só sabe pedir e receber algo, ou seja, a palavra DAR não faz parte do seu dicionário.
Pois bem, em relação à primeira conduta acima tipificada, pelo qual aqui vamos nos ater, assimilo que a bajulação é um mal que ocorre em via dupla. Tanto é nocivo o bajulador, quanto é enganoso e prejudicial ser adulado. Porque pode inquirir alguém?
Bajular alguém é nocivo porque mostra fraqueza de caráter. De igual forma ser bajulado não é adequado, já que o agente deste ato não merece a mínima confiança.
Não possui credibilidade o adulador e temos que nos afastar deste tipo de pessoa. Ademais, só devemos ter por perto pessoas leais. O amigo sincero ajuda, e num simples conselho avisa quando estamos errados. Já o adulador jamais fará isso, pois o seu interesse é outro.
Há um provérbio alemão que preceitua: "Quando um navio está afundando, os ratos são os primeiros a pular fora." Este dito surgiu no tempo das grandes navegações. Seu significado é o de que, quando as coisas começam a ficar complicadas, as pessoas egoístas - e também covardes - só se preocupam com elas próprias. E o adulador não fica de fora deste contexto, pois ele também abandona o barco existencial do bajulado, quando algo vai mal.
Deus não compactua com o bajulador, e o livro bíblico de Provérbios 29.5 (versão NVT) adverte: "Quem bajula os amigos prepara uma armadilha para os pés deles". O adulador prepara uma armadilha para derrubar quem confia nele. Na boca do bajulador não existem palavras francas. Sua mente trama continuamente o mal, seduzindo e enganando quem se aproxima. Na Bíblia, bajuladores são também conhecidos como "lábios lisonjeiros", ou seja: elogios excessivos e fingidos efetuados com o intuito de obter vantagens pessoais.
Evidente que palavras de ânimo motivam, mas elogios falsos enganam quem recebe e destroem a confiabilidade de quem exaltou.
Importante advertir que uma situação pode ocorrer: Um bajulador que se diz AMIGO, um dia pode cansar de FINGIR, e expor a verdadeira face, se tornando um inimigo declarado. Então, é bom cortar logo esse mal pela raiz.
Desta forma, é importante escapar deste tipo de pessoa por duas questões primordiais:
  1. Terás PAZ.
  2. Ficarás longe de um enganador, que só quer usufruir de algo que és possuidor e que ele está muito interessado.  

3 comentários:

  1. PERFEITO ESSE COMENTÁRIO 👏🏻👏🏻👍👍

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,
    Concordo plenamente com suas reflexões. Nos últimos tempos, tenho prestado muita atenção aos três pontos que você abordou. Parabéns pelo texto excepcional! 👏👏👏

    ResponderExcluir