Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2016

COMO AMAR NOVAMENTE?

“Quando eu te amo mais do que amo a mim mesmo, na realidade estou te amando menos. Amando a mim mesmo, menos que a ti, eu torno mais difícil. O teu amor por mim depende grandemente do amor que tenho por mim, e o meu amor por ti será mais forte se amares a ti mesmo do modo que amas a mim. Ame-se” (Amando a mim mesmo de Ulrich Schaffer).

   

Muitos me questionam sobre a seguinte situação: no que concerne a um relacionamento afetivo, só se ama uma vez?

Este assunto é altamente complexo e não muito fácil de lidar, pois envolve um dos verbos mais difíceis para a compreensão humana: amar.
Antes de adentrarmos no foco principal deste texto, é imperativo tecermos alguns comentários sobre o amor. O único ser que explica inteiramente este ato é o próprio Deus, pois Ele é amor em sua essência (1 João 4:8). Na Bíblia, é indicada enfaticamente que só amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19). E com esta explicação, poderemos chegar à seguinte assertiva: "Amamos a Deus porque Ele merece ser amado pelo que é. Nós somos amados por Deus mesmo sem merecermos. Uma grande diferença que identifica plenamente o tamanho do amor divino" (Medeiros Jr).
As duas constatações: a) Deus é amor; b) só amamos porque Deus nos amou primeiro, evidenciarão de forma precípua a definição do termo amor. Não podemos discorrer sobre este tema sem ter essas conceituações devidamente enraizadas em nossos corações. É uma pura e irrefutável realidade da qual não temos como fugir. Desta forma, não será propiciada em nossas vidas a prerrogativa do amor se não recebermos de Deus uma porção desse sentimento. 
Após essas comprovações, passaremos a indicar os tipos mais conhecidos de amor:
  • AMOR ÁGAPEEsta expressão de origem grega "Ágape" está muito ligada ao amor divino, incondicional e sacrificial. Ele tem origem no próprio Deus e é demonstrado claramente quando: "Ele amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16). Das quatro tipificações conceituais de amor, esta é a mais forte, pois não se espera nada em troca. Não sendo preciso que alguém te ame para você amá-lo. Com esse amor, é possível amarmos até mesmo os inimigos (Mateus 5.44).
  • AMOR EROS: (Atração física e desejo)Termo grego para o amor sensual: daí a origem da palavra "erótico". É um presente que Deus concedeu ao ser humano e que pode ser vivido voluptuosamente de uma forma sadia, quando um homem e uma mulher, na integridade da relação correta, unificam o corpo com a alma.
  • AMOR FILÉOÉ o "amor amizade", fraternal e social. Envolve lealdade, igualdade e benefício mútuo. Em síntese, se você possui boas amizades, com certeza já está usufruindo deste tipo de sentimento. A pessoa retribui o amor na medida do que recebe.
  • AMOR STORGE: É o amor conjugal, familiar e doméstico. É um amor tranquilo e o mais benéfico dos afetos. Acontece, sobretudo, com a família, na afeição de pais aos filhos. Onde reina a harmonia do lar, estará evidenciado este tipo de amor.

No amparo da referida introdução, vamos nos ater a uma exploração mais substanciosa do tema em questão: É possível amar novamente? Acreditamos sinceramente que sim, notadamente para aqueles que procuram um novo relacionamento. Admitimos que é possível um outro comprometimento para os que já tiveram uma relação intensa no passado e buscam uma nova oportunidade de amor, já que alguns, por opção própria ou motivo íntimo, rejeitam uma nova ligação afetiva. Isso deve ser inteiramente acatado, uma vez que se trata de uma decisão de cunho particular. 

Acreditamos em um Deus que pode tudo. E que, após uma devida regeneração* de sentimentos pela fé no Senhor, Ele colocará no coração de quem quer e necessita: "O desejo para um novo amor". Deus transforma tudo aquilo que está adormecido na área sentimental, promovendo um renascer emocional.
Algumas instruções serão essenciais para quem precisa e quer um novo amor: 

1. DECISÃO:

Quando um homem e uma mulher se relacionam intensamente, o amor terá muito a ver com a capacidade decisória de ambos. Alguns podem até perguntar: "Decisão como?" O amor não é somente um sentimento, uma experiência, uma motivação, mas, acima de tudo, "um caminho". Desta forma, vemos o amor como uma estrada a ser percorrida; ou seja, você quer viajar ou não na estrada do relacionamento? Certamente, existem outros antecedentes lógicos e valiosos para uma relação venturosa; entretanto, a decisão de amar será por demais importante nesta área.

2. PERDÃO:

Mágoas devem ser deixadas de lado. Lembranças dolorosas das ofensas recebidas em relacionamentos anteriores podem e necessitam ser esquecidas. O perdão tem que ser exercido e buscado de forma intensa, sob pena do "fantasma"** de um passado mal resolvido retornar com força. Aquilo que não foi bem solucionado poderá voltar à tona. Perdoar é um ato necessário para soterrar definitivamente aquilo que deve ser esquecido.

3. ESQUECER O PASSADO, MIRANDO O NOVO:

O imperativo será desprezar o passado, principalmente aquilo que não deve ser lembrado. John Ruskin observou muito bem esta situação quando asseverou: "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado, se foi triste." Talvez esquecer totalmente o passado não seja possível; porém, as lembranças tristes devem ser colocadas de lado. Só o masoquista*** gosta de sofrer. O apóstolo Paulo condensou muito bem na Bíblia o desejo de olhar para frente quando sentenciou: "Devemos esquecer as coisas que ficaram para trás e avançar para as que estão adiante" (Filipenses 3.13).

4. AMAR-SE EM PRIMEIRO LUGAR:

Muitos tornam-se preocupados em amar o outro e não se amam em primeiro lugar. Amar-se é aceitar como se é: com as nossas debilidades e habilidades, sucessos e fracassos, forças e fraquezas. Só amaremos o próximo quando nos amamos primeiro (Mateus 22.39). Você não poderá dar o que não tem. Não acreditamos que uma pessoa possa amar a outra se não possuir o devido amor-próprio. Ninguém fará o outro feliz se faltar felicidade no seu viver. É uma questão simples de ação e reação.

5. GRAÇA E AJUDA INTEGRAL DE DEUS:

A graça manifesta de Deus tem o poder suficiente para mudar qualquer situação conflituosa, difícil e triste. Espiritualmente, podemos definir a graça como a compaixão divina que presenteia os indivíduos com favores imerecidos. Já num contexto mais amplo, define-se graça como oferta, dádiva ou favor que se oferece ou se recebe de alguém. As definições de graça aqui evidenciadas, a meu ver, não merecem reparo; entretanto, observei uma frase interessante de Dhonatan Pagani, que assim se expressou: "Deus é anestesia para os sofrimentos que a mente do homem não consegue processar". Para certas situações, não vemos como sair bem se de Deus não recebermos ajuda. Trata-se de um remédio santo que podemos usar integralmente e de uma forma costumeira. A graça e o auxílio divino farão com que possamos solucionar algo que ainda nos machuca. O socorro do Senhor será mais do que necessário para o esquecimento de amores nocivos ou mal resolvidos do passado.

6. APROVAÇÃO DIVINA:

A aquiescência de Deus será importante em qualquer circunstância existencial, e isso não seria diferente em um novo relacionamento amoroso. Alguns podem até se decepcionar com esta instrução; porém, aqui estamos nos dirigindo a um público-alvo, principalmente para: "Aqueles que observam os conselhos do Senhor e não agem irresponsavelmente na área sentimental". Assim, ao agir com bondade de alma, essa pessoa terá seus passos confirmados por Deus (Salmo 37.23). Pois, só com a devida aprovação divina teremos paz nas decisões. Confirme seu novo sentimento sob os auspícios**** do Senhor e depois coloque esta relação para frente.

Este texto tem como maior intuito: "Ajudar aqueles que desejam uma nova oportunidade no amor". Defendemos que é plenamente possível um recomeço em qualquer amplitude existencial. Tal circunstância, obviamente, não seria diferente no que tange a um relacionamento mais sentimental. Acreditamos piamente na viabilidade de um novo amor. Basta, apenas, ter um pensamento centrado no que você quer. A decisão é sua, e tente recomeçar, pois NUNCA É TARDE PARA AMAR!!!

             
_______________ 


* Reforma no sentido de melhorar; recuperação; renovação moral ou espiritual.
** No sentido de ideia fixa, obsessão, fixação. 
*** Masoquista é a pessoa que gosta de sentir dor. Gosta se machucar.
****  Sob a proteção, o patrocínio, o conselho o ou o apoio de.

4 comentários:

  1. É muito difícil qdo sofremos em relacionamentos passado,sermos felizes nos seguintes,se existirem,o trauma é inesquecível.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que só a intervenção de Deus, para que um novo relacionamento amoroso possa dá certo, depois que sofremos no anterior. Perdoar em Espírito e Verdade, é muito difícil, não digo que é impossível,mas que necessita de uma verdadeira transformação espiritual!

    ResponderExcluir
  3. Entendo que é difícil amar novamente, em casos de traumas emocionais fortes, todavia entendo que nada escapa ao poder transformador de Cristo, se quisermos e usarmos nossa fé para esse fim.

    ResponderExcluir
  4. Interessante,hoje lí uma frase sobre o amor antes de ler Linhas Edificantes."Ninguém sabe porque ama ou porque não ama é uma coisa que se sente e não se explica."
    As linhas escritas chamou a atenção para uma frase também,que Deus coloca no coração de quem necessita o desejo para um novo Amor"Acredito que Deus pode tudo e que após uma devida regeneração ele pode nos preparar para amar de novo e também receber muito amor.Já que Ele é o próprio Amor ❤️
    A paz do Senhor Jesus Cristo .Continue escrevendo e sendo uma bênção.

    ResponderExcluir