Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de março de 2017

DEUS TE RECONHECE. É O QUE IMPORTA!


"Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom. Afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao nascer, e mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo" (Charles Chaplin).


Apesar de ter recebido um prêmio honorário em 1968, Alfred Hitchcock* nunca foi reconhecido pelo Oscar** como melhor diretor, por nenhum de seus filmes. Ele sequer foi indicado por clássicos como: "Um corpo que cai; Disque M para matar ou Pacto Sinistro". Curiosamente, das cinco indicações que teve, perdeu duas vezes para o mesmo diretor: Billy Wilder.***
Muito embora, Billy Wilder tenha sido um grande cineasta, perguntamos: Quem foi mais importante para o cinema: Ele ou Alfred Hitchcock? Evidente, que a segunda opção.
Geralmente, o homem procura no seu íntimo, reconhecimento de todos que o circundam. Isto é até natural, pois a recompensa ao mérito pessoal, faz muito bem a autoestima, pois pode até evidenciar que estamos num caminho do sucesso. Entretanto, não espere onde estiver, que suas características positivas o tornem digno de apreço e reconhecimento.
É importante ter em mente que nem todos te reconhecerão. Até mesmo um profissional respeitável, como o grande cineasta Alfred Hitchcock passou por tal situação. Um ser humano bem conceituado, que mesmo com toda a sua qualificação, não evitou de ter sofrido as mesma decepções atinentes a todos. 
Se esperas retribuição pelo trabalho efetuado, não fique desapontado se isto não ocorrer. Não se sinta solitário nesta situação, e de maneira nenhuma se chateie ou pense em desistir. Reflita e observe que a caminhada existencial é um constante crescimento. O melhor reconhecimento das obras praticadas, naturalmente virá de Deus, e depois de nossa própria consciência. Não devemos esperar a aprovação dos outros, e sim em procedermos com o trabalho, qualquer que seja, com a verdadeira excencia,**** e ser devidamente retribuído por Deus que tudo vê. 
O Senhor nos recompensará de acordo com o que plantamos de bom, e pelo uso dos talentos que herdamos DELE. O Homem só nota o exterior, porém Deus visualiza o interior. E Ele nunca vai ignorar uma boa ação, mesmo que ninguém o veja. 
o podemos deixar de ressaltar, que se for da vontade divina, até quem não gosta de você, um dia será obrigado a te reconhecer, podendo até mesmo participar da mesa da tua vitória.*****
O verdadeiro prêmio não dependerá de reconhecimento humano, e sim do contentamento divino. Para tanto, devemos sempre fazer o que é bom em todo o tempo, pois: "O Soberano Senhor vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com Ele está, e seu galardão o acompanha" (Isaías 40,10).   

___________  

* Alfred Joseph Hitchcock (Londres, 13 de Agosto de 1989 - Los Angeles, 20 de Abril de 1980) foi um cineasta britânico. Considerado o "Mestre dos filmes de suspense", foi um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos. 
** Oscar é um prêmio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
*** Fonte: site adoro cinema. 
**** Possui a característica de excelente; trabalho bem feito. 
***** Salmo 23.5: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos".  

quinta-feira, 16 de março de 2017

RECORDAÇÃO

"Memórias ruins e memórias boas não podem ser apagadas, mas uma pode ser esquecida e a outra recordada" (Eduardo Sarthory).
 

Define-se como recordação a faculdade mental de lembrar e preservar as experiências passadas. Tais lembranças podem ser boas ou ruins, mas é imperioso reconhecer que, ao lembrar um fato triste, isso implicará, consequentemente, em um sofrimento duplo.

Lembre-se das boas ocorrências do passado; entretanto, mire-se especialmente no futuro alvissareiro que o espera. Fazendo isso, sua vida será bem melhor, inclusive, com influências decisivas e positivas sobre sua família e os seus semelhantes.
Reconhecemos que existem músicas, acontecimentos, situações e até mesmo aromas que nos são nostálgicos. Problemas ocorrerão quando colocamos o passado demasiadamente em nossos pensamentos. Faça tudo para que isso não se torne mais importante do que o presente e o futuro.
Ao pesquisarmos sobre o significado etimológico da palavra recordação,* compreendemos o enorme fascínio que esta palavra exerce sobre as pessoas.
Este vocábulo tem muito a ver com o coração, razão pela qual algumas recordações tornam-se tão enraizadas em nossas mentes. Alguns afirmam que recordar é viver; contudo, afirmamos com mais ênfase ainda que devemos tratar a recordação com o equilíbrio que é devido e viver o presente de forma enfática, visualizando o futuro com intenções promissoras.
Um importante conselho sobre o assunto encontra-se na Bíblia, precisamente em Filipenses 3:13b, indicando que devemos: "Esquecer das coisas que ficaram para trás e avançar para as que estão adiante". Desta forma, guarde aquela boa lembrança no teu coração; porém, não deixe que o passado atrapalhe a tua caminhada. O mais importante, como em todas as situações desta vida, é que você possua o devido equilíbrio em relação às tuas reflexões sobre o que já passou. 


_______________

* Do latim RECORDARI, "lembra-se, trazer à memória", formado por RE, "de novo", mais COR "coração".

terça-feira, 14 de março de 2017

DEUS É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS

"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima" (Louis Pasteur)

Um senhor de 70 anos viajava de trem, tendo ao seu lado um jovem universitário que lia seu livro de ciências. O senhor, por sua parte, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, que estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia, o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou: - O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices? - Sim, mas não é um livro de crendices. É a palavra de Deus. Estou errado? - Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda creem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso. - É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia? Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora. Mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência. O velho, então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo, sentindo-se muito envergonhado. No cartão estava escrito: Professor Dr. Louis Pasteur, Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França, e com um destaque maior na frase: "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima". Tal acontecimento, pela idade de Louis Pasteur (70 anos), ocorreu no ano de 1892, e, nesta época, ele era um dos cientistas mais aclamados do mundo, razão pela qual o jovem deve ter saído bem humilhado daquele diálogo.

Não discutimos a intelectualidade daquele jovem universitário; contudo, observamos que conhecimento não é sinônimo de sabedoria. A sabedoria é mais abrangente, já que é a aplicação correta do conhecimento. Existem muitas pessoas que, embora muito cultas, são totalmente tolas. Possuem luz intelectual na mente; todavia, lhes falta discernimento no coração. É o caso daquele jovem. Passou por uma situação altamente constrangedora, quando poderia ter evitado tal acontecimento. Faltou humildade de sua parte em reconhecer o domínio de Deus sobre todas as coisas. E esse critério não faltou ao brilhante cientista Louis Pasteur, que, não obstante ser realmente uma celebridade, não agiu como tal. Na sua simplicidade, compreendeu que temos um ser esplêndido e poderoso, o qual se sobrepõe a tudo e a todos: "DEUS".
Reconhecemos que todos possuem o direito de crer ou não crer em Deus, mas nem por isso se dará o direito de menosprezar qualquer pensamento humano. No livro bíblico de Provérbios 17:26, é sabiamente recomendado que: "Até mesmo o tolo passará por sábio se conservar sua boca fechada; e, se dominar a língua, parecerá até que tem grande inteligência."
Ser chamado de tolo na Bíblia não é pouca coisa. Tolo é um termo desdenhoso na palavra de Deus, pois indica a pessoa que não tem noção do que o Senhor está fazendo no mundo. Não porque seja ignorante por completo, mas, sobretudo, por alegar saber tudo, ter tudo calculado e acreditar que tem mais experiência de vida do que o semelhante.
Mais uma vez afirmamos: todos possuem o direito de duvidar e nunca rebateremos essa prerrogativa. Entretanto, a Bíblia é muito enfática quando assevera: "Pois, desde a criação do mundo, os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis" (Romanos 1.20).
Dessa forma, ninguém permanecerá imune à punição por desconhecer que: DEUS É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS!